quarta-feira, 12 de março de 2008



Flá, o Urso deu muita graça para este programa. Isto é um fato. Mas ele tinha que sair agora (podia ter saído semana passada, na verdade) porque a fórmula dele já estava desgastada. Os barracos dele eram sempre iguais e sempre pelos mesmos motivos. Ele manipulava as pessoas das mesmas maneiras. É legal no começo, mas já tinha ficado cansativo há algumas semanas. É por isso que eu queria que ele saísse.

Mas o que eu queria mesmo é falar sobre o que a Globo ganharia escolhendo quem vence o programa e isto é bem fácil de entender. Ela ganha no subproduto que ele gera. Bem ou mal a Globo fabrica personalidades populares com o programa (mocinhos e vilões) que podem ser utilizados para reforçar audiência (portanto renda) de outros programas. Por exemplo: Bambam na Turma do Didi, Jean na Ana Maria Braga, etc. Você pode até me dizer que odeia o Bambam e o Jean. E ainda que odeia a Turma do Didi e a Ana Maria Braga. Eu me encaixo em todos estes pré-requisitos. Mas a gente deve lembrar que neste Brasilzão de meu Deus muita gente gosta destas quatro coisas. E são coisas que podem não vingar para sempre mas que, naquele momento, são produtos geradores de receita.

Mas também acho um exagero dizer que eles necessariamente escolhem quem vai vencer o programa desde o começo. Devem ter as preferências deles e dão uma forcinha. O Bial pode dar uma forcinha, a edição pode dar uma forcinha. Mas quando as diferenças de porcentagem das votações são muito grandes fica inviável defender ou até mesmo manipular. O Bial queria que o Urso se mantivesse no programa porque ele era polêmico e isto gerava audiência. Olha quanto assunto este Urso rendeu na net, ou neste blog em especial? Todo mundo ligava a TV só para odiar ele a função do Bial é manter as pessoas assistindo. Só que quando 70% da sua audiência não quer mais o cara, simplesmente não existe mais o que fazer, a cara de pau fica muita. É assim que a Cida e a Mara ganharam os seus BBBs: para a Globo isto não foi nada interessante porque gente 100% comum do Brasilzão de meu Deus não serve para rechear Turma do Didi, Ana Maria Braga e o que mais tiver: são pessoas que não têm apelo e carisma suficientes nem para irritar a gente.


É sempre bom lembrar que o faturamento do BBB não se resume à publicidade do intervalo comercial. O paredão triplo era isto: um jeito de gerar mais votos porque comovia mais torcidas. Voto por telefone e torpedo gera receita. Vocês notaram que a quantidade de votos de ontem foi menor que a das últimas semanas?

5 comentários:

Marcelo Q. disse...

Uma observação, não lembro da Globo ter capitalizado em cima dos "vilões" dos BBBs anteriores, só lembro dos "bonzinhos"...

Ah, e pro povo ter uma idéia do que a Globo ganha com o BBB, saiu na Istoé dessa semana que o faturamento estimado só em comerciais no programa ao vivo é de R$ 375 milhões. Isso não inclui patrocínio, torpedos, ligaçoes, assinantes pay-per-view, globo.com... mina de ouro!

O link da matéria é esse:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2001/imprime74215.htm

E tem ainda uma declaração bisonha do Boninho ao final do texto, enfim...

Nana disse...

Por isso eu acho q a Globo agora vai dar uma forcinha para o Rafinha, pois para a emissora é muito mais interessante ele ganhar do que alguém como o Marcos.

Flá disse...

Klein, em primeiro lugar quero dizer que fiquei "loucaaaa" (rsrs) quando notei meu comentário sendo citado em um post! Acho esse blog sobre o BBB um dos melhores; Sempre adoro tudo o que é dito, e concordo com praticamente 100% de tudo que é dito aqui.
Realmente, o Urso já estava cansando a beleza com seus ataques de bipolarismo, rs. Bem repetitivo!
Obrigada por explicar um pouco mais sobre o funcionamento da máquina de ganhar dinheiro; Nunca havia pensando nessa questão de chegar um momento em que eles não conseguem controlar as opiniões.Nesse caso então, creio que o mais apropriado para o Boninho seja realmente o Rafinha, porque eu particularmente o considero carismático (só precisava ter mais cultura e estudo para conseguir se expressar melhor e ter mais poder de argumentação, eu acho), além de bonito ( Niele Gold, vai lá cortar o cabelo dele, tadinho! rs)e além disso tem o carinho da moçada.
Beijos!

Unknown disse...

Mas esse ano teve a força da net com essa de blog bbb.Por isso a Gyselle já entrou como favorita e a torcida se mantém como um exército.Não é bom pro programa ter candidato "patrocinado" tipo escola de samba.Ano q vem pelas declarações de Boninho essa farra acaba.

Fred disse...

Marcelo: vilão não gera subproduto, mas levanta a audiência do programa em si. Torna ele mais interessante.