quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008


Hoje no Diário do Marcelo, foi citado Luis Felipe. Novamente ele tenta mostrar algo negativo em um participante, tipo um pé atrás com a gentileza do menino.

Eu não sei que tipo de abordagem o Doutor segue, se é apenas um pseudopsiquiatra, que rotula e tenta sempre buscar uma modalidade de invalidação social nas pessoas de seu convívio.

Mas ele me faz pensar muito em Freud, me faz pensar em ensinamentos tão mal absorvidos (se é que o Urso possuí essas informações).

Você pode me dizer que as pessoas na casa não são seus pacientes. Mas eu te respondo que ele está brincando com o que julga ser um informação a mais que possui por conta de sua profissão. Então nesse caso, eu posso chamar Freud pra explicar pra gente:


"Não é difícil para um analista treinado ler claramente os desejos secretos do paciente nas entrelinhas de suas queixas e da história de sua doença; mas quanta vaidade e falta de reflexão deve possuir aquele que, com o mais breve conhecimento, pode informar a um estranho, inteiramente ignorante de todos os princípios da análise, que ele se acha ligado à mãe por laços incestuosos, que abriga desejos de morte da esposa, a quem parece amar, que oculta uma intenção de trair seu superior, e assim por diante! Ouvi dizer que há analistas que se vangloriam destes tipos de diagnósticos-relâmpago e tratamentos ‘expressos’, mas tenho de prevenir a todos contra seguir tais exemplos. Um comportamento deste tipo desacreditará completamente a nós e ao tratamento aos olhos do paciente e nele despertará a mais violenta oposição, tenha o nosso palpite sido verdadeiro ou não; na verdade, quanto mais verdadeiro for, mas violenta será a resistência. " (FREUD,S-1913)

E eu considero grave, ele tentar analisar pessoas que nem sequer procuraram serem assistidas por ele.

18 comentários:

Anônimo disse...

E vc não está analisando ele aqui, fofa?

Só os blogs podem gongar os BBBs, agora, entre eles não pode? VTNC!

Lídia disse...

Anônimo- eu não me apresentei como profissional de saúde mental, ele sim. Eu não estou analisando, estou criticando uma postura profissional. E aqui é tudo escrito com humor, eu não quero a cabeça de ninguém. Ele quer.

Anônimo disse...

GY E MARCELO NA FINAL!!!!!!!!

UHUUUUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

Lidia, eles estão há um mês trancados numa casa, com 12 estranhos, sem nenhuma notícia do mundo exterior, sem contato com outras pessoas e sob pressão concorrendo a um milhão de reais.

Dá para analisar o profissionalismo de uma pessoa nessas condições? No meu ponto de vista não! Lá não é a "vida real", o dia-a-dia!

renata disse...

puxa, muito bom, lídia. é bem isso mesmo: ele tenta analisar pessoas que nem sequer pediram (ou querem) isso.

Rozzana disse...

Bom, ele não é analista, é psiquiatra. Bem diferente.

Mas não vejo problema nele mostrar a visão que ele tem dos outros participantes.

Todos eles fazem isso o tempo todo ali dentro da casa mesmo.

Não gosto do Marcelo não. Mas estou adorando as postagens no blog! : )

Dado Pires disse...

Todos tentam analisar todos.
Em nosso convívio social já tentamos fazer isso: emprego, faculdade, roda de amigos... tentamos estudar intenções e hábitos alheios. Imagine a situação dentro daquela casa. Confinado. Poucas pessoas. Sempre as mesmas pessoas. Qualquer um analisaria. Quanto mais alguém treinado para isso. Ele traça perfis.
Cá entre nós o Jean Matsumi (?), aquele massoteapeuta, era mais esperto... mas o Marcelo não faz nada extraordinário ou errado, ele apenas foi rotulado de psicoloco e todo mundo considera em demasia as análises dele.

Anônimo disse...

eu corto o saco do felipe se esse cara não sair em, no máximo, três semanas.

tudo bem que o bial cagou no pau, mas o discurso do cara está chato, muuuuuuuuuito chato.

Anônimo disse...

isso eh um pouco injusto, lidia, pq dai vc tah dizendo q ele simplesmente n pode ter opinião ou expor opinião sobre ninguem, jah q a opiniao dele vem com carga de analise por ele ser psiquiatra.

Anônimo disse...

por que ele não fala o que pensa na cara dos outros ao invés de ficar escrevendo num blog? é uma menininha triste mesmo. bicha mal comida!

Anônimo disse...

Será que o Marcelo perdeu o tesão pelo Felipe?

Hahahahahahaha

Sério gente,no começo do programa ele falou que sentia atração por dois homens da casa:Felipe e Galego

Olha,eu aposto que o Marcelo não vai longe no jogo.Não vai mesmo.Ele têm uma rejeição enorme,só perde pro Fernando nas enquetes de "Quem é mais falso","Quem vc menos gosta",etc e tal

Fred disse...

E vamos combinar que médico e psicólogo são duas coisas bem diferentes, né?

Anônimo disse...

Oi? Ainda tem gente que acredita em enquetes depois daquele paredão da Thalita?

Unknown disse...

acho que é preconceito nosso achar que ele nao pode falar nas entrelinhas... ( eu tambem torci o nariz pra essas "analises") ...

só que ele não é psicanalista

se ele começasse a falar que x tem sintomas de psicpse maniaco depressiva, que y tem sintomas de transtorno bipolar(ops), aí seria anti-etico...

acho que ele faz essas analises baseando-se em conhecimentos adquiridos em optativas na faculdade dele e pela experiencia que teve como cliente de algunm psicanalista

de qq forma, acho que todos deveriam soltar mais os podres no blog, e, mesmo soando ridiculo aquelas novelinhas que ele montou, é o unico que teve coragem de dizer o que pensa, os outros ficam só no "obaaaaa hoje tem festaaaaaa, bundinha brasilllll"

Lele disse...

Lidia, ele não se apresentou como profissional de saúde lá dentro. Ele se apresentou como participante, acontece que ele É profissional de saúde, oras. E ele tem direito a ter opinião/análise sobre as pessoas, assim como eu e você, oras.

Anônimo disse...

então quer dizer que o marcelo é gay pq quer tomar o lugar da mãe e dar o cu pro pai! ui!

Quéroul disse...

cara, ele é um participante de reality. só.

se ele tem diplominha, formação e etc, isso não quer dizer nada nesse momento.

por 3 meses (ou menos, depende) ele é apenas uma ameba num programa de TV.

Anônimo disse...

ele se apresentou como psiquiatra (que NAO EH ainda) e deixou bem claro que a intençao dele eh ser artista! dai a mania de saber tudo-sbre-a-vida-dos-artistas e pansar que ja-estou-na-capa-da-Caras. ele so sabe falar de celebridades e tal. vejam esse video dele entrando na casa. pra mim, tá muuuito claro!


http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM773350-7822-VEJA+A+ENTREVISTA+COM+MARCELO+DO+BBB,00.html

URSO SAFADO COVARDE, Q MORRA!